segunda-feira, 31 de março de 2008

Palavra de Honra

Hoje, ao dar a minha voltinha pela net, descobri um texto extremamente interessante da autoria de oserrano.

"Palavra de honra que já tenho saudades dos tempos em que o simples uso desta expressão criava um vínculo tão forte de empenhamento, que chegava ao ponto de passar até como herança de valores de pais para filhos.
“- Senhor, dou-lhe a minha palavra…”
Era palavra dada, era uma obrigação perante a pessoa a quem “jurava a palavra”, mas também perante a sociedade. Constando-se pelas redondezes que determinada pessoa havia “faltado à palavra”, perdia toda a credibilidade.
“-….cuidado que esta pessoa não tem palavra!”, sussurrava-se logo e o faltoso nem sequer tinha quem lhe fiasse um copo de vinho. Sim, porque os tempos eram muito difíceis e o dinheiro faltava. Eram os longos Invernos que não permitiam trabalhar e sem trabalho não havia dinheiro. Era a grande procura de trabalho e a falta de oferta… Mas, em casa a família tinha que comer.
“- Ò sr. Francisco, precisava de levar mercearia… mas não tenho dinheiro para pagar!”
“- …ò homem, leva lá a mercearia e mata a fome à canalha. És uma pessoa de palavra, leva o que precisares da minha casa e quando ganhares, pagas.”
E não falhavam. Eram pessoas de palavra. Logo que conseguiam trabalho e ganhavam uns tostões, a primeira coisa que faziam era ir à mercearia pagar as dívidas.
E, se sobrasse dinheiro, ia à tasca ali ao lado para poder pagar um copo a um amigo. Bebia o copo, poderia pagar mais outro, mas acima de tudo e, à sua maneira, estava a festejar consigo próprio e a mostrar à sociedade que era uma pessoa de bem, que tinha pago as dívidas e portanto podia circular pela rua com a “cara descoberta”. Dizia-se então: “pobrete mas alegrete”.
Sempre foi ambição de qualquer pai deixar alguma “coisa” aos filhos, quando morresse. Pelo menos, algo mais do que havia herdado e por isso, se eventualmente o vizinho ao lado das suas terras tivesse que vender umas jeiras, por dificuldades ou impossibilidade de as trabalhar, lá ia o velho pai falar com o vizinho.
“-… ò Ti Júlio, eu bem que gostaria de comprar as suas leiras que partem com as minhas para deixar aos meus filhos…”
“-…então, é uma questão de conversarmos”.
“-…pois é, mas a vida agora está um pouco difícil…Se ao menos eu pudesse ir-lhe pagando aos poucos… Dou-lhe “ a minha palavra de honra” que tudo será pago.
Aquela ”palavra de honra” valia mais que uma escritura. No fim da conversa, apertavam as mãos para selar o compromisso. Poderia o pai morrer descansado que os seus filhos, ao herdarem mais um pedaço de terra, sabiam que tinham a obrigação de pagar o resto da dívida para honrar a “palavra ” que fora empenhada e abrangia toda a família.
Eram outros tempos, outras mentalidades.
Este compromisso, valia para as pessoas envolvidas mas também para a comunidade local. Toda a gente sabia e respeitava aquilo que fora acordado entre ambas as partes.
Mas a verdade, é que muitos problemas se originaram desta maneira de estar na vida!
Posteriormente, quando os organismos oficiais procuraram fazer registos de propriedade, os herdeiros ou novos proprietários, não tinham outros comprovativos que, mais uma vez, não fosse a sua palavra. Nada havia registado em Notariado ou Secção de Finanças!
A “palavra de honra” , para o caso, já não valia. Eram precisas provas de facto.
Tantos problemas que isso originou!
Muita gente “governou” vida! Muita gente foi prejudicada.
Sempre houve “Chicos espertos”…
Tenho saudades dos tempos antigos.
Não da pobreza, da miséria e falta de cultura, mas sim das pessoas que ao darem “ a palavra de honra”, se sabia que cumpririam, custasse o que custasse.
Inspirou-me este texto a visita de um Amigo Virtual desta Comunidade.
Prometeu, em tempos, que por aqui passaria.
E cumpriu."
sol.sapo.pt/blogs/oserrano/archive/2007/09/23/Respingos-do-Douro

Infelizmente, com as mudanças de....tudo e mais alguma coisa, quer parecer-me que até isto mudou e hoje escrito ou honrado pela palavra deixou de ter qualquer sentido ou valor.

domingo, 30 de março de 2008

Egoísmo é....

O egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona.

Wikipédia


O Homem - um ser egoista
"O motor principal e fundamental no homem, bem como nos animais, é o egoísmo, ou seja, o impulso à existência e ao bem-estar. [...] Na verdade, tanto nos animais quanto nos seres humanos, o egoísmo chega a ser idêntico, pois em ambos une-se perfeitamente ao seu âmago e à sua essência. Desse modo, todas as acções dos homens e dos animais surgem, em regra, do egoísmo, e a ele também se atribui sempre a tentativa de explicar uma determinada acção. Nas suas acções baseia-se também, em geral, o cálculo de todos os meios pelos quais procura-se dirigir os seres humanos a um objectivo. Por natureza, o egoísmo é ilimitado: o homem quer conservar a sua existência utilizando qualquer meio ao seu alcance, quer ficar totalmente livre das dores que também incluem a falta e a privação, quer a maior quantidade possível de bem-estar e todo o prazer de que for capaz, e chega até mesmo a tentar desenvolver em si mesmo, quando possível, novas capacidades de deleite. Tudo o que se opõe ao ímpeto do seu egoísmo provoca o seu mau humor, a sua ira e o seu ódio: ele tentará aniquilá-lo como a um inimigo. Quer possivelmente desfrutar de tudo e possuir tudo; mas, como isso é impossível, quer, pelo menos, dominar tudo: 'Tudo para mim e nada para os outros' é o seu lema. O egoísmo é gigantesco: ele rege o mundo."
Arthur Schopenhauer, in 'A Arte de Insultar'


VALE A PENA PENSAR NISTO.....

"O egoísmo foi sempre o mal da sociedade e quanto maior tanto pior é a condição da sociedade."
Giacomo Leopardi

terça-feira, 25 de março de 2008

Envelhecimento

Exercício mental tem efeitos benéficos duradouros




Desde sempre que tenho a mania de guardar recortes, com artigos e notícias que me parecem ter algum interesse. À já algum tempo guardei este, retirado do Jornal "Solidariedade"


"Os exercícios mentais têm efeitos benéficos a longo prazo na actividade das pessoas idosas, mesmo quando iniciados numa fase tardia da vida, indica um estudo de investigadores norte-americanos (...)

Esta investigação que envolveu também as universidades do Estado da Pensolvânia e do Alabama, foi realizada entre 1998 e 2004 com cerca de 3000 norte americanos com idades entre os 65 e os 95 anos.

Os voluntários foram divididos em quatro grupos. A três deles, em sessões de uma hora, foi pedido que resolvessem problemas, memorizassem listas de palavras ou identificassem rapidamente informações num ecrã de computador. Ao quarto grupo, de controlo, não foi dado nenhum esxercício mental.

Mesmo cinco anos depois da experiência, as pessoas que fizeram os exercícios reconheceram terem sentido menos dificuldade na execução das suas tarefas diárias, desde a memorização de números de telefone a cálculos mentais simples.

Embora se desconheça se os exercícios teriam os mesmos efeitos se tivessem sido realizados em casa, outras investigações já indicaram que tarefas intelectuais como o preenchimento de palavras cruzadas ou a leitura podem ajudar oa idosos a manter a agilidade cerebral. Os investigadores, que já tinham publicado as conclusões do estudo referentes aos beneficios imediatos dos exercícios mentais para a vivacidade do espírito, ficaram surpreendidos ao constatarem que esses efeitos se mantinham passados cinco anos.




Estima-se que o declínio mental relacionado com a idade afecte 84 milhões de pessoas em todo o mundo em 2040"

É realmente importante manter activas todas as nossas capacidades fisicas e intelectuais, e para que isso aconteça apenas temos de nos "mexer". Quando digo mexer refiro-me a fazer exercício físico e a manter o nosso cérebro em actividade. Um pouco de leitura ou até mesmo alguns exercícios como as palavras cruzadas, sopas de letras, etc, podem ajudar-nos a manter o cérebro ocupado.

Para começar, deixo já aqui um pequeno exercício:
É muito simples, apenas tem de ler o que está escrito.
Este exercicio tem de ser realizado tipo cálculo, olha e lê de imediato.

Então?? O que achou?? Fácil??

domingo, 23 de março de 2008

O que os Centros de Convívio podem oferecer


Serviços e Actividades

Nos centros de convívio os utentes podem usufruir de diversos serviços e actividades dinamizadas pelo próprio centro ou em parceria com as Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais ou entidades particulares, tais como:


Ginástica geriátrica
Serviços de enfermagem
Lanches
Ateliers diversos (Arraiolos, tricot e crochet, artes decorativas, etc)
Alfabetização



Conjunto de actividades:


Visitas culturais
Passeios de um ou dois dias
Almoços de convívio
Festas e bailes
Sessões de leitura
Música (grupos corais)
Exposições
Torneios diversos (cartas, dominó, damas, malha, ………)
Teatro, etc


Para que estas acções tenham sucesso é necessário realizar um diagnóstico da população.


Os centros devem conhecer as preferências dos seus utentes para lhes poderem oferecer os serviços mais necessários e as actividades da sua preferência.
Isto, porque por norma, numa 1ª fase o idoso procura sempre desenvolver actividades da sua preferência, não estando muito disponível para aprender coisas novas, julga já ter aprendido tudo. Apenas quer comunicar com o outro, relaxar e divertir-se.
Numa 2ª fase surge o interesse por novos conhecimentos/actividades.
De início o idoso poderá não aceitar a actividade e nunca deverá ser obrigado a realizar algo que não pretende, ele tem de sentir que de facto a quer realizar, e aí sim, sente necessidade de obter mais conhecimentos.

terça-feira, 18 de março de 2008

Bruxelas investe nos idosos

No verão do ano passado li a seguinte noticia no Correio da Manhã:

"A comissária europeia para a política regional, Danuta Hubner, pediu aos Estados -membros da União Europeia para combaterem as alterações demográficas, nomeadamente o envelhecimento da população, uma prioridade dos programas que pretendam receber fundos no âmbito da politica de coesão.
Sublinhando que mais do que uma ameaça o envelhecimento da população europeia pode ser uma oportunidade. Hubner rejeirou porém a ideia de criar um fundo comunitário especifico para esse fim, por considerar que este é um problema transversal a todas as áreas."

"As alterações demográficas têm um impacto em todas as áreas da política pública: as finanças públicas são afectadas porque uma população envelhecida implica custos mais elevados com pensões e com a saúde e o trabalho é afectado porque se torna necessário manter as pessoas activas durante mais anos" sustentou Hubner durante a conferência "Respostas Regionais aos DEsafios Demográficos" que decorreu em Bruxelas"

Esta senhora sabe o que diz, deixou as dicas, mas pelos vistos em Potugal ninguém levou a sério.
E neste caso, os nossos idosos continuam a ser o principal problema para a sociedade.
A não ser que alguém perceba que ajudando os idosos também estará a ajudar os mais novos, que esta poderá ser uma oportunidade de criar postos de trabalho para os mais novos.
Criando empresas de apoio aos idosos será útil investir em pessoal dinâmico e com ideias novas, que consigam transmitir aos idosos alguma "frescura" e vontade de prosseguir a sua caminhada.
Não devemos esquecer que mesmo idosos têm direitos.






sexta-feira, 14 de março de 2008

Centros de convívio para idosos


O que são?

São centros a nível local, que pretendem apoiar o desenvolvimento de um conjunto de actividades sócio-recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com a participação activa dos idosos residentes numa determinada comunidade e que tenham preferencialmente 65 ou mais anos.
Constituem uma resposta social organizada em termos de equipamento.
Surgem em finais dos anos 60 (na mesma altura que os centro de dia), mas tal como a sua definição o indica, estão mais vocacionados para a animação e lazer dos idosos.


Objectivos


-Prevenir a solidão e o isolamento;
-Incentivar a participação e potenciar a inclusão social;
-Fomentar as relações interpessoais e intergeracionais;
-Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização.


Como funcionam

Os centros de convívio devem criar respostas sociais para a população idosa e qualificar o serviço prestado através de um enquadramento técnico no planeamento das actividades. Devem estudar a população alvo e oferecer-lhes o que necessitam e o que realmente gostam.
Cada centro funciona da forma que entende ser a mais correcta, não fugindo às indicações dadas pela Segurança Social, sempre em prol do bem estar dos seus utentes.
O seu horário de funcionamento varia consoante as necessidades da comunidade, podem trabalhar de 2ª a 6ª feira apenas no período da tarde ou durante todo o dia. Nalguns casos funcionam também durante o fim de semana.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Envelhecimento da população portuguesa


"Em 2005 havia em Portugal 110 idosos por cada 100 habitantes com menos de 14 anos; em 2006 essa relação entre a população acima dos 64 anos e a população jovem passou a ser de 112 para 100.

O alentejo regista o envelhecimento mais acentuado (172 idosoa por cada 100 jovens). Seguem-se a Região Centro (142) e o Algarve (125), Nos Açores e na Madeira, pelo contrário esta proporção destaca-se por ser baixa (64 a 73, respectivamente).
No dia 31 de Dezembro de 2006 o número total de residentes foi estimado em 10.599.095 individuos, mais 29.503 que no final de 2005. As mulheres estão em maior número(são mais 339 mil que os homens). A taxa de natalidade (nados-vivos por mil habitantes) caiu para o "valormais reduzido dos últimos 15 anos", conclui o INE: 10 (em 2005 era de 10,4). Nasceram 105.351 crianças (menos 4106 que no ano anterior).

Crescimento moderado da população residente, aumento da longevidade e descida das taxas de natalidade, mortalidade e mortalidade infantil caracterizam, resume o Instituto Nacional de estatistica, o comportamento demográfico deste último ano."


Depois deste estudo que data de 2005, continuamos a assistir a um cruzar de braços, relativamente a infra-estruturas e apoios na área da terceira idade.

O nosso concelho não é diferente,pouco ou nada se tem feito numa área onde todo o apoio é pouco.

Para quando uma mudança? Será que após tantos anos de uma vida de trabalho os nossos idosos não têm direito a qualidade de vida?

terça-feira, 11 de março de 2008

Acção Social

A área do social é realmente muito vasta e com muitas vertentes, embora um pouco complicada, é uma área onde é impossivel trabalhar sózinha, os parceiros são fundamentais. Por vezes é dificil, nos tempos que correm levar as pessoas a dar um pouco de si, do seu tempo em prol de outros.
Quem quer trabalhar nesta área tens de estar muito consciente que é mesmo isso que quer, tem de estar preparado para as diversas contrariedades que muitas vezes surgem e muito importante saber trabalhar em grupo. Por vezes é dar um passo para a frente e dois para trás.
Esta é uma área com a qual me identifico realmente, estou feliz por ter tirado este curso.
Apenas me entristece o facto de os portugueses ainda não estarem completamente motivados para este tipo de trabalho e olharem muitas vezes para o trabalho social como uma caridade e não como um meio para integrar alguém dignamente no seio da sociedade.
Quando estamos a trabalhar num projecto, desejamos que esse seja um processo rápido, mas por vezes muitas portas se fecham e é necessário procurar outras saídas, o que torna a situação morosa e complicada para quem necessita de ajuda.
Todos nós como cidadãos temos o dever de ajudar quem mais precisa, não apenas no Natal, mas sempre.
O papel do técnico é primordial em qualquer situação, deste a mais simples à mais complexa e não nos devemos deixar intimidar por quem entende que estamos a fazer um trabalho inglório, porque quando o fazemos é com gosto e prazer.
Particularmente, estou empenhada num processo que devagarinho vai tendo os seus frutos, tenho alguns parceiros, mas ainda necessito de mais alguns. As contrariedades que surgem apenas me dão ainda mais vontade para continuar e tentar chegar a um porto seguro onde tenho a certeza iremos chegar.
Neste momento procuro um parceiro que tenha uma "casita" pequena ou um quarto que queira alugar, na Abrunheira ou muito próximo.
Espero poder encontrar rápidamente mais este parceiro, para poder ver um sorriso num rosto.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Respostas Sociais ...................

No final do meu curso, tinhamos de apresentar uma prova de aptidão, em que o tema tinha de estar de acordo com os temas estudados.
Um dos módulos estudados foi, Respostas Sociais na Área da 3ª idade, e foi precisamente este que escolhi, sendo que a resposta social escolhida foi:
- Centros de Convívio.
Escolhi esta resposta por ser aquela que estava directamente relacionada com a minha actividade profissional, deste modo, e através das várias pesquisas realizadas pude observar as carências existentes tanto a nivel concelhio como da freguesia, por outro lado, a importância que os centros de convívio assumem dentro da comunidade.
O que aqui apresento é o que preparei para a apresentação oral, no fundo os pontos mais importantes do trabalho.

























































































































































terça-feira, 4 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher



No próximo dia 8 comemora-se o Dia Internacional da Mulher, mas é interessante perceber porque nasceu este dia:


"PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher."

No fundo este dia comemora os feitos económicos, políticos e sociais alcançados pela mulher. Tem como objectivo alertar para a necessidade de continuar a evoluir para uma igualdade efectiva entre os dois sexos, nomeadamente no que diz respeito à relação entre o trabalho e a familia.

Cada vez mais assistimos ao ocupar de cargos, que anteriormente eram exclusivos dos homens, por mulheres, mas infelizmente com remunerações diferentes. É necessário lutar contra esta desigualdade.

Sei, que um homem ao ler este texto, vai fazer o tal comentário machista "lá estão elas a querer a igualdade, então façam o que nós fazemos!". Será que não fazemos? Hoje existem muitas mulheres com profissões que anteriormente eram exclusivas dos homens, executam-no tão bem ou melhor que certos homens, então porque não ser remuneradas de igual modo?

Esta foi uma luta que as nossas "parceiras" incetaram em 1857 e pela qual nós, passados 151 anos ainda continuamos a lutar. A nível nacional, algumas coisas já mudaram, mas ainda estamos longe do ideal.

Por tudo isto, mulheres, não vamos desistir, os nossos ideais devem ser para nós uma prioridade, não devemos acomodar-nos às situações, temos potenciais para isso.

Além disso, cabe-nos a nós a difícil tarefa de "educar" o sexo oposto, no sentido de entenderem o valor que temos.

Para todas nós, FELIZ DIA DA MULHER.

Para todos os homens que nos acompanham, SINTAM-SE FELIZES POR NOS TEREM AO VOSSO LADO.

Paula







domingo, 2 de março de 2008

Recomeço

O curso acabou e também este blog parou.
Hoje resolvi voltar a trabalhar nele. Através de amigos reaprendi a mexer no blog, depois de ter acabado as aulas pouco lhe mexi e houve por aqui umas alterações que me deixaram baralhada.
Ultrapassada essa fase, vou voltar a dar vida ao capuchinho vermelho.
Não antes sem agradecer ao amigo Fred, que me ensinou de novo a trabalhar no blog. Hoje , além daquela base que aprendi na escola, sei fazer muito mais graças à sua paciência .
Quando ele foi ter comigo, nada lhe disse sobre esta minha experiência, pois queria mesmo reaprender, como se nunca tivesse visto um blog à frente.
Mas tenho também de agradecer a um outro grande amigo, (S.F) com quem tenho conversado muito nos últimos tempos e me consegui convencer a dar continuidade a este trabalho.
Assim, brevemente irão surgir novas postagens e muito mais.
Paula