quinta-feira, 17 de julho de 2008

Conto Popular


"Em tempos que já lá vão, era costume nalgumas terras os filhos levarem os pais velhos, que já não podiam trabalhar, para um monte e deixarem-nos lá morrer de fome.

Ora uma vez um rapaz, segundo aquele costume, levou o pai às costas, pô-lo no monte e deu-lhe uma manta para ele se resguardar do frio até morrer. O velho disse para o filho:

- Trazes uma faca?

- Trago senhor; para que a quer?

- Olha, corta ao meio a manta que me dás e leva metade para te embrulhares quando o teu filho te trouxer para aqui.

O rapaz considerou, tomou outra vez o pai às costas e voltou com ele para casa.

Assim acabou aquele maldito costume."



Contos Populares



Mas o costume não acabou, apenas sofreu alterações.

Hoje não se levam os velhos para o monte, mas na maioria dos casos são abandonados "em depósitos para velhos", os chamados lares sem condições e que custam rios de dinheiro, ou ainda numa cama do hospital, onde nunca mais nunguém os vai buscar, acabando por ser encaminhados pelos serviços sociais para instituições.

Esta é uma altura do ano propícia e estes casos, quando se quer ir de férias descansado, inventa-se uma doença, leva-se o idoso a um hospital e por lá se vai mantendo. Não é mau quando as informações de contacto são correctas, o pior é quando o nº de telefone não existe e a morada é falsa. Depois quande as férias acabam nem sequer existe memória que falta alguém na familia.

Na maioria dos casos o idoso não e encontra em condições para dar uma resposta idêntica ao so senhor do conto.

Não quero com isto, de forma nenhuma mostrar-me contra os lares ou instutuições que recebem idosos. Elas fazem falta, na medida em que nos tempos de hoje é dificil um filho deixar o emprego para tratar do pai/mãe.

São como se de uma escola se tratasse. Se temos fihos vamos trabalhar e deixamos os filhos aos cuidados de profissionais especializados, profissionais em quem confiamos.

O mesmo acontece com um familiar idoso ao nosso cuidado, infelizmente as reformas são tão baixas que não permitem que tomemos conta deles a 100%, por isso é obrigação do estado dotar o país de infraestruturas capazes, profissionais especializados e sensiveis à população alvo de intervenção(Idosos), onde estes cidadãos possas ser acolhidos parcialmente ou até internos com todas as condições a uma vida digna.

É nossa obrigação, enquanto membros da sociedade zelar também por eles e podemos fazê-lo denunciando lares e instituições ilegais e sem condições; denunciar maus tratos a idosos para que os culpados possam ser punidos, etc.

E se por acaso no lugar em que vivemos não existem estruturas de apoio à terceira idade temos a obrigação de alertar as entidades competentes para esse facto e até propôr alternativas, fazendo "pressão" para que essa situação seja alterada em beneficio da comunidade em que estamos inseridos.

Nenhum comentário: