segunda-feira, 28 de abril de 2008

Os idosos..........



Os idosos são pessoas ricas porque possuem anos de formação, de crescimento, de desenvolvimento e amadurecimento e têm por isso a possibilidade de perceber as próprias ilusões, aprofundar a compreensão, a compaixão, ampliar horizontes, reafinar o sentido de justiça (não regida por leis), mas a da igualdade e reciprocidade nas relações entre as pessoas.
Houve uma época em que o cidadão passava a vida inteira a trabalhar, e quando se reformava, tudo o que ele queria era descansar.


Passar o dia relaxando em casa, sem ter de cumprir obrigações ou seguir horários.

A palavra de ordem era descanso. Mas o que vem acontecendo ultimamente no segmento da terceira idade é uma sensível mudança de comportamento, de um reformado inerte e passivo para um cidadão mais actuante.

É um conceito que os profissionais de saúde costumam chamar de “envelhecimento activo”.
O envelhecimento activo é uma recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas) para as políticas públicas relacionadas com envelhecimento. Ele prevê a optimização das oportunidades de saúde a fim de aumentar a qualidade de vida conforme as pessoas envelhecem.

Se envelhecer é natural, isso não implica que o idoso vá aceitar a queda na saúde e da qualidade de vida como uma coisa natural. “O idoso tem que ser visto como uma força activa para a nação, pois ele tem conhecimento para transmitir para outras gerações”.


Retirado da prova de Projecto tecnológico 12º (Paula Santos, Delfina Cosme e Ana Jesus)

Nenhum comentário: