terça-feira, 1 de abril de 2008

1º de Abril


"Há muitas explicações para o 1 de Abril se ter transformado no Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu em França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril.
Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de Abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de Abril".
No Brasil, o 1º de Abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de Abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de Setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de Abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente."

Fonte: Wikipédia

Podem dizer tudo o que quiserem, pois para mim este é um dia muito especial, é o dia do meu nascimento e isto não foi mentira nenhuma.

É verdade!!! Este ano não preguei nenhuma partida.

Não faz mal, fica para o ano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oh Paulinha, milhões de desculpas, por não te ter dado os parabéns mas não sabia que fazias anos no dia das mentiras!Ainda ontem , podia ter-te felicitado mas não sabia...perdoa-me!É que ainda por cima se me dissessem, eu iria pensar que era mentira!Só não é mentira que és uma grande mulher, uma profissional competente e dedicada e que ainda tens muito para dar aos outros e à vida;um viva à tua coragem e sensibilidade e à tua maneira de estar na sociedade;ainda ontem, depois da nossa conversa,fiquei a pensar na forma como tu és capaz de intervir e ajudar os outros;ainda te dou mais os parabéns por isso, porque quanto à idade, pessoas como tu não envelhecem, tornam-se cada vez melhores, mais refinadas.
Parabéns pelos blogs, estão óptimos!Beijinhos
Margarida Paulos

Gardênia disse...

Olá, gostei muito de blog.
Estou fazendo um documentario,orientado pela escola,e a sua imagem seria de grande utilidade para a produção e nosso projeto.

Obrigado pela a sua ateção e respectiva colaboração.
Elvis Natan.