terça-feira, 11 de março de 2008

Acção Social

A área do social é realmente muito vasta e com muitas vertentes, embora um pouco complicada, é uma área onde é impossivel trabalhar sózinha, os parceiros são fundamentais. Por vezes é dificil, nos tempos que correm levar as pessoas a dar um pouco de si, do seu tempo em prol de outros.
Quem quer trabalhar nesta área tens de estar muito consciente que é mesmo isso que quer, tem de estar preparado para as diversas contrariedades que muitas vezes surgem e muito importante saber trabalhar em grupo. Por vezes é dar um passo para a frente e dois para trás.
Esta é uma área com a qual me identifico realmente, estou feliz por ter tirado este curso.
Apenas me entristece o facto de os portugueses ainda não estarem completamente motivados para este tipo de trabalho e olharem muitas vezes para o trabalho social como uma caridade e não como um meio para integrar alguém dignamente no seio da sociedade.
Quando estamos a trabalhar num projecto, desejamos que esse seja um processo rápido, mas por vezes muitas portas se fecham e é necessário procurar outras saídas, o que torna a situação morosa e complicada para quem necessita de ajuda.
Todos nós como cidadãos temos o dever de ajudar quem mais precisa, não apenas no Natal, mas sempre.
O papel do técnico é primordial em qualquer situação, deste a mais simples à mais complexa e não nos devemos deixar intimidar por quem entende que estamos a fazer um trabalho inglório, porque quando o fazemos é com gosto e prazer.
Particularmente, estou empenhada num processo que devagarinho vai tendo os seus frutos, tenho alguns parceiros, mas ainda necessito de mais alguns. As contrariedades que surgem apenas me dão ainda mais vontade para continuar e tentar chegar a um porto seguro onde tenho a certeza iremos chegar.
Neste momento procuro um parceiro que tenha uma "casita" pequena ou um quarto que queira alugar, na Abrunheira ou muito próximo.
Espero poder encontrar rápidamente mais este parceiro, para poder ver um sorriso num rosto.

Nenhum comentário: