terça-feira, 25 de março de 2008

Envelhecimento

Exercício mental tem efeitos benéficos duradouros




Desde sempre que tenho a mania de guardar recortes, com artigos e notícias que me parecem ter algum interesse. À já algum tempo guardei este, retirado do Jornal "Solidariedade"


"Os exercícios mentais têm efeitos benéficos a longo prazo na actividade das pessoas idosas, mesmo quando iniciados numa fase tardia da vida, indica um estudo de investigadores norte-americanos (...)

Esta investigação que envolveu também as universidades do Estado da Pensolvânia e do Alabama, foi realizada entre 1998 e 2004 com cerca de 3000 norte americanos com idades entre os 65 e os 95 anos.

Os voluntários foram divididos em quatro grupos. A três deles, em sessões de uma hora, foi pedido que resolvessem problemas, memorizassem listas de palavras ou identificassem rapidamente informações num ecrã de computador. Ao quarto grupo, de controlo, não foi dado nenhum esxercício mental.

Mesmo cinco anos depois da experiência, as pessoas que fizeram os exercícios reconheceram terem sentido menos dificuldade na execução das suas tarefas diárias, desde a memorização de números de telefone a cálculos mentais simples.

Embora se desconheça se os exercícios teriam os mesmos efeitos se tivessem sido realizados em casa, outras investigações já indicaram que tarefas intelectuais como o preenchimento de palavras cruzadas ou a leitura podem ajudar oa idosos a manter a agilidade cerebral. Os investigadores, que já tinham publicado as conclusões do estudo referentes aos beneficios imediatos dos exercícios mentais para a vivacidade do espírito, ficaram surpreendidos ao constatarem que esses efeitos se mantinham passados cinco anos.




Estima-se que o declínio mental relacionado com a idade afecte 84 milhões de pessoas em todo o mundo em 2040"

É realmente importante manter activas todas as nossas capacidades fisicas e intelectuais, e para que isso aconteça apenas temos de nos "mexer". Quando digo mexer refiro-me a fazer exercício físico e a manter o nosso cérebro em actividade. Um pouco de leitura ou até mesmo alguns exercícios como as palavras cruzadas, sopas de letras, etc, podem ajudar-nos a manter o cérebro ocupado.

Para começar, deixo já aqui um pequeno exercício:
É muito simples, apenas tem de ler o que está escrito.
Este exercicio tem de ser realizado tipo cálculo, olha e lê de imediato.

Então?? O que achou?? Fácil??

Um comentário:

Silvestre disse...

O teu blog continua muito interessante.
Parabéns
Sil Félix