terça-feira, 4 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher



No próximo dia 8 comemora-se o Dia Internacional da Mulher, mas é interessante perceber porque nasceu este dia:


"PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher."

No fundo este dia comemora os feitos económicos, políticos e sociais alcançados pela mulher. Tem como objectivo alertar para a necessidade de continuar a evoluir para uma igualdade efectiva entre os dois sexos, nomeadamente no que diz respeito à relação entre o trabalho e a familia.

Cada vez mais assistimos ao ocupar de cargos, que anteriormente eram exclusivos dos homens, por mulheres, mas infelizmente com remunerações diferentes. É necessário lutar contra esta desigualdade.

Sei, que um homem ao ler este texto, vai fazer o tal comentário machista "lá estão elas a querer a igualdade, então façam o que nós fazemos!". Será que não fazemos? Hoje existem muitas mulheres com profissões que anteriormente eram exclusivas dos homens, executam-no tão bem ou melhor que certos homens, então porque não ser remuneradas de igual modo?

Esta foi uma luta que as nossas "parceiras" incetaram em 1857 e pela qual nós, passados 151 anos ainda continuamos a lutar. A nível nacional, algumas coisas já mudaram, mas ainda estamos longe do ideal.

Por tudo isto, mulheres, não vamos desistir, os nossos ideais devem ser para nós uma prioridade, não devemos acomodar-nos às situações, temos potenciais para isso.

Além disso, cabe-nos a nós a difícil tarefa de "educar" o sexo oposto, no sentido de entenderem o valor que temos.

Para todas nós, FELIZ DIA DA MULHER.

Para todos os homens que nos acompanham, SINTAM-SE FELIZES POR NOS TEREM AO VOSSO LADO.

Paula







2 comentários:

Silvestre disse...

Mais uma vez parabéns pelo Blog e esta postagem está não de cinco mas de dez estrelas.
Continua com força
Sil Félix

Unknown disse...

Paula,

Alguns dados apresentados estão factualmente incorrectos.

Cumprimentos