sexta-feira, 14 de março de 2008

Centros de convívio para idosos


O que são?

São centros a nível local, que pretendem apoiar o desenvolvimento de um conjunto de actividades sócio-recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com a participação activa dos idosos residentes numa determinada comunidade e que tenham preferencialmente 65 ou mais anos.
Constituem uma resposta social organizada em termos de equipamento.
Surgem em finais dos anos 60 (na mesma altura que os centro de dia), mas tal como a sua definição o indica, estão mais vocacionados para a animação e lazer dos idosos.


Objectivos


-Prevenir a solidão e o isolamento;
-Incentivar a participação e potenciar a inclusão social;
-Fomentar as relações interpessoais e intergeracionais;
-Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização.


Como funcionam

Os centros de convívio devem criar respostas sociais para a população idosa e qualificar o serviço prestado através de um enquadramento técnico no planeamento das actividades. Devem estudar a população alvo e oferecer-lhes o que necessitam e o que realmente gostam.
Cada centro funciona da forma que entende ser a mais correcta, não fugindo às indicações dadas pela Segurança Social, sempre em prol do bem estar dos seus utentes.
O seu horário de funcionamento varia consoante as necessidades da comunidade, podem trabalhar de 2ª a 6ª feira apenas no período da tarde ou durante todo o dia. Nalguns casos funcionam também durante o fim de semana.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ana Ritta disse...

Olá Paula, achei o seu relato de vida curioso pois é semelhante ao meu...e o que me levou ao seu blog foi precisamente o final de curso!!!
Em 2007 lancei-me numa licenciatura de gestão de empresas e até correu bem... Agora estou no último semestre e tenho o projecto final de curso cujo tema é centro de animação para idosos.
Estou com dificuldades em termos de legislação será que me pode ajudar?
Obrigada
Ana Rita Lourenço